Recomeço da cirurgia não-invasiva na América Latina

No início de 2020, a Insightec anunciou o primeiro Centro de Tratamento na América Latina, quando a Red de Salud UC CHRISTUS, no Chile, começou a tratar pacientes com Tremor Essencial e doença de Parkinson com tremor dominante. Depois, a COVID-19 mudou o mundo e o Chile tem se focado na gestão da grave crise sanitária. Assim que as restrições para procedimentos eletivos foram levantadas, no início de Setembro, a equipe de Ultrassom Focalizado da UC CHRISTUS reiniciou seu programa de neurocirurgia não-invasiva, com o objetivo claro de manter os pacientes seguros. 

Manter a segurança dos pacientes é um dos principais objetivos de todas as instituições de saúde, que vêm implementando protocolos de segurança específicos para analisar, testar e impedir a proliferação da COVID. A Red de Salud UC CHRISTUS desenvolveu e implementou um protocolo de cuidados seguros que inclui medição de temperatura antes do tratamento, permitindo apenas a presença de pessoal essencial dentro da sala de RM, exigindo que todos usem máscaras e vedando aos membros da família o acesso à sala. Esse procedimento é também 100% ambulatorial, o que significa que o paciente não precisa ficar no hospital durante a noite após o procedimento.

Os esforços para reduzir consultas presenciais nos hospitais e clínicas resultou, nos últimos seis meses, num importante crescimento da telemedicina. “Na UC Christus, nós temos um Centro de Medicina Virtual, que nos permite diagnosticar, remotamente, pacientes com tremor em todas as partes do Chile”, disse o Dr. Carlos Juri Clavería, neurologista da UC CHRISTUS. Alguns desses pacientes já tinham ouvido falar de Ultrassom Focalizado, ou Neuro HIFU – como é chamado no Chile -, fazendo perguntas sobre esse tratamento não-invasivo.

“O Ultrassom Focalizado é um tratamento seguro, feito numa sala de imagiologia sem precisar de incisões, com um risco muito baixo ou inexistente de infecção”, comentou o Dr. José Lorenzoni Santos, neurocirurgião da UC CHRISTUS e Presidente da Sociedade de Neurologia do Chile. Além disso, a equipe está administrando o Ultrassom Focalizado sob forma de procedimento ambulatorial, o que permite que os pacientes retornem a suas casas prontamente.

A equipe de tratamento conta com Elizabeth Vergara, enfermeira, que trabalha de perto com os pacientes, desde a consulta inicial, passando pela confirmação de que eles são candidatos para o tratamento e até o dia do tratamento. Os Especialistas de Aplicações Clínicas Insightec estão, também, presentes no dia do tratamento, para dar suporte à plataforma Exablate Neuro. Devido às restrições de viagens por causa da COVID, um sistema de comunicações remotas foi implementado, em conjunto com um suporte “no terreno” prestado pelo distribuidor local, a Medicine Laser.

O apoio remoto já tinha, de fato, sido configurado durante a instalação da plataforma Exablate Neuro, em Dezembro. Quando a COVID apareceu, a equipe se adaptou à nova situação usando um protocolo de comunicações remotas. Isso incluiu áudio e vídeo bidirecional, implementado através do Zoom. Além de se assegurarem se que a equipe tinha conhecimentos do idioma inglês, para poder se comunicar com os Especialistas de Aplicações Insightec de forma remota, providenciado pela Medicine Laser.

Trabalhando em colaboração com a UC CHRISTUS e a Medicine Laser, a Insightec testou o protocolo de comunicação e deu uma sessão educativa antes do recomeço dos procedimentos de Ultrassom Focalizado.

No dia do tratamento tudo correu tranqüilamente. O Zoom permitiu que a equipe remota visse o paciente feliz – e a equipe de tratamento contente – à medida que as espirais mostravam a melhora no seu tremor. Denis Weisner, da Medicine Laser, foi enviando mensagens ao vivo para a equipe remota da Insightec durante o tratamento.

Parabéns para a UC CHRISTUS – o Ultrassom Focalizado recomeçou com sucesso na América Latina. A equipe está pronta para continuar a construir seu programa de Ultrassom Focalizado, para tratar pacientes com tremor na América Latina.

Tenha em atenção que os pacientes com Tremor Essencial ou doença de Parkinson com tremor dominante tratados com Ultrassom Focalizado pagam seus procedimentos por sua conta.

Para mais informações sobre o ultrassom focalizado para tremor essencial, incluindo informações de segurança, clique aqui.

Share: